Atualidade – COVID-19: Dúvidas sobre apoios da Segurança Social? Há um novo bot inteligente que responde a tudo

posted in: Actualidade | 0

O assistente virtual está disponível desde esta terça-feira e pretende apoiar os portugueses durante a pandemia de COVID-19, tanto no que diz respeito às medidas de apoio excecionais, como também aos canais não presenciais da Segurança Social.

O portal da Segurança Social foi atualizado para disponibilizar informação sobre as medidas de apoio excecionais durante a pandemia de COVID-19, como também os contactos do serviço. Para isso, a plataforma conta com a ajuda de um chatbot, numa iniciativa do Instituto de Informática e do Instituto da Segurança Social, em parceria com a startup portuguesa HiJiffy.

“Olá! Eu sou um assistente virtual. Como posso ajudar?”. Esta é a pergunta do chatbot, que passa a disponibilizar informação sobre a COVID-19 e os contactos da Segurança social. Ao optar pela opção “COVID-19”, o utilizador terá acesso a um conjunto de medidas de apoio aprovadas pelo Governo, em seis áreas.

Desde entidades empregadoras, a trabalhadores independentes e de serviço doméstico, as opções são várias. Poderá ainda informar-se sobre medidas de proteção social por isolamento e doença, contribuições à segurança social e medidas de apoio ao emprego. O chatbot pode ainda informar-lhe sobre a assistência a filhos e netos.

Para além de informações sobre medidas lançadas no âmbito da nova pandemia, o assistente virtual disponibiliza os contactos da Segurança Social. Nesta altura, os portugueses são aconselhados a contactar os serviços através dos canais não presenciais: email, Segurança Social Direta, telefone e guias práticos.

23.04.2020 in SAPO TEK