Autarcas Sul-Coreanos visitam a SEA e trocam experiências

posted in: Uncategorized | 0

A Agência de Empreendedores Sociais promove um debate sobre empreendedorismo social para uma delegação de autarcas sul-coreanos

No âmbito do seminário internacional de economia social para o desenvolvimento, que se realiza bianualmente na Coreia do Sul,

a Agência de Empreendedores Sociais foi uma das organizações sem fins lucrativos, selecionadas como um exemplo de boas práticas e por isso, recebemos no dia 20 de Março, a visita de uma comitiva de autarcas Coreanos, com o objetivo de trocar experiências sobre projetos, programas e apoios específicos existentes para a economia social.

O grupo composto por representantes do governo local integrou presidentes de câmara das cidades SeongDong-Gu, Nowon-Gu, Gemcheon-Gu, Gwangsa-GU, Asan City, Nonsan City e Yeosu City num total de 17 representantes da Delegação da Coreia do Sul.

Na nossa sede, o Presidente da Agência de Empreendedores Sociais, Frederico Cruzeiro Costa, apresentou os serviços e os seus impactos na comunidade. A Delegação aproveitou para visitar também o Bairro da Adroana e a Junta de Freguesia de Alcabideche, onde foram recebidos pelo seu Presidente Rui Costa.

No sentido de darmos resposta às solicitações e expectativas da delegação Coreana, organizamos uma Sessão de Trabalho, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, que se realizou no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho, logo após as visitas.

Na sessão de trabalho foram apresentados casos práticos de ambos os países:

NEGÓCIO SOCIAL NA COREIA DO SUL
Social Business Support Center in Gemcheon-Gu, Câmara

Municipal de Gemcheon-Gu
Cha, Sungsoo, Presidente

NEGÓCIO SOCIAL EM PORTUGAL
Enquadramento
CASES, (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), Cátia Cohen, Secretária Geral

Investigação
Laboratório de Inovação Social, Rita Megre, Manager IES Social Business School

Casos Práticos
Remistura, Pedro Oliveira, Designer / Colaborador Oficina Eco-design
Cozinha com Alma, Cristina de Botton, Fundadora
Agência de empreendedores Sociais, Frederico Cruzeiro Costa, Presidente

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Presidente