Programa de Literacia

posted in: Uncategorized | 0

Este programa surge em 2009, na sequência de uma necessidade identificada, particularmente em 3 territórios (Alcoitão, Adroana e Cruz Vermelha) da Freguesia de Alcabideche, que apresentam um elevado número de habitantes, com baixos níveis de escolaridade e níveis de analfabetismo assinaláveis. 

 

O projeto foi desenvolvido no âmbito da Educação e Formação de Adultos e permite trabalhar, através de diferentes abordagens e metodologias andragógicas, as competências de literacia e numeracia de públicos que pretendam desenvolver o domínio da língua portuguesa nas suas vertentes de:

  • Compreensão;
  • Produção;
  • Interação;
  • Oral escrita.

 

O Programa destina-se a adultos analfabetizados ou que apresentem baixos níveis de escolaridade e que pretendem desenvolver o nível de domínio da língua portuguesa nas suas diferentes formas de expressão e também aos que pretendam certificar as competências de literacia e numeracia em termos escolares, nomeadamente, ao nível do 4º ano.

 

Tendo em conta a importância da resposta de alfabetização, ao longo do ano 2016, conseguiu-se alargar e concertar uma resposta integrada do Programa de Literacia, estendendo-o à Freguesia de S. Domingos de Rana.

 

Participam 72 pessoas de ambos os sexos, com uma média de idades de 47 anos, residentes nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana (Bairros Adroana, Alcoitão, Cruz Vermelha, Zambujal, Matoscheirinhos), de diversas etnias e nacionalidades, destacando-se os países africanos de língua oficial portuguesa.

 

Dos formandos, os mais preparados propuseram-se a exame. 15 realizaram os exames de Português e Matemática, 9 o exame Novo Mundo e 9 obtiveram Certificação Escolar do 1º ciclo do Ensino Básico (4º ano).

 

Conheça o testemunho de alguns formandos à saída dos exames aqui.