Atualidade – Apoio para PME se adaptarem ao desconfinamento próximo de esgotar

posted in: Actualidade | 0

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital Pedro Siza Vieira está esta terça-feira no Parlamento na comissão parlamentar da Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Os apoios para pequenas e médias empresas se adaptarem à Covid-19 estão próximos do fim. Numa audição parlamentar, esta terça-feira na comissão da Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital Pedro Siza Vieira anunciou que o programa Adaptar está quase esgotado.

Sem especificar qual o número de candidaturas, Siza Vieira explicou apenas que estão “perto de esgotar” os apoios para PME, depois de já terem sido esgotados para as micro-empresas. “O sistema de incentivo Adaptar foi um incentivo para que as empresas se adaptassem a estas novas exigências. De facto, houve muita procura e continuaremos a trabalhar para encontrar fontes de incentivos“, explicou Siza Vieira sobre o programa de apoio à reabertura da economia.

A 15 de maio, abriram as candidaturas ao Programa Adaptar. Com um total de 100 milhões de euros, o programa financiado por fundos comunitários contempla apoios para que micro, pequenas e médias empresas se ajustem às regras do desconfinamento.

Para as microempresas o apoio é de 80% a fundo perdido para despesas entre os 500 e os 5.000 euros. Já para as PME o apoio a fundo perdido desce para 50% e o valor dos projetos sobe para valores entre 5.000 e 40.000 euros. A decisão sobre as candidaturas era tomada em dez dias úteis, no caso das microempresas, e de 20 dias úteis no caso das PME. No entanto, dia 25 de maio já tinham sido esgotado o plafond para micro empresas, ficando apenas disponíveis as últimas.

02.06.2020 in ECO