COVID-19 – Turismo de Portugal atribui selo “Clean & Safe” para as empresas do Turismo

posted in: Medidas de Apoio | 0

O Turismo de Portugal disponibiliza o selo ”Clean & Safe” para distinguir as empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus.

As empresas que pretendam obter o selo deverão cumprir o conjunto de disposições presentes na “Declaração de Compromisso”, que diferem por tipologia de estabelecimento e atividade turística:

  • Empreendimentos turísticos
  • Animação Turística com instalações físicas
  • Animação Turística sem instalações físicas
  • Agências de Viagens e Turismo com instalações físicas
  • Agências de Viagens e Turismo sem instalações físicas

Este reconhecimento tem a validade de um ano, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

O selo “Clean & Safe” já pode ser obtido online nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo (RNAVT) e estará sempre associado ao número de registo.   Depois de submetida a Declaração de Compromisso por parte das empresas, estas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais.

O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Em breve empresas de outras áreas de atividade irão poder aceder a este selo através do Balcão do Empreendedor (ePortugal.gov.pt).

15.05.2020 in https://eportugal.gov.pt/noticias/turismo-de-portugal-atribui-selo-clean-safe-para-as-empresas-do-turismo