O projeto “ELYSE – European Learning for Youth in Social Entrepreneurship” reconhece a importância do Empreendedorismo social entre os jovens, e por conseguinte a necessidade de melhor perceber e de partilhar boas práticas para sustentar o suporte aos mesmos. Este projeto pretendeu analisar quais as melhores formas para proporcionar aos jovens uma experiência prática ligado ao empreendedorismo social. O principal objetivo deste projeto passava pela produção de um relatório direcionado a entidades sobre as melhores formas de inspirar, educar e apoiar jovens empreendedores sociais.
O projeto foi financiado pela UE e Erasmus +, tendo uma duração de 18 meses, de maio de 2015 a outubro de 2016. Do consórcio fazem parte:
UnLtd (UK) – Entidade de referência no Reino Unido especialmente vocacionada para o apoio a empreendedores sociais.
GSEN – Rede Global de Empreendedorismo Social que tem como objetivo potenciar o impacto das entidades que apoiam empreendedores sociais nomeadamente através da partilha de experiências e conhecimentos dos seus membros.
Project Ahead (Itália) – Cooperativa Italiana focada em empreendedores sociais jovens na região de Nápoles.
YB Poland (Polónia) – Organização polaca que presta apoio ás camadas mais jovens na área do Empreendedorismo quer no sector social, quer no sector tradicional.
CEDRA HR (Croácia) – ONG croata que promove e apoia inovadores sociais, bem como lidera o desenho da estratégia nacional para o empreendedorismo social na Croácia.
SEA – Agência de Empreendedores Sociais (Portugal), na sua intervenção procura criar soluções sociais inovadoras, com elevado impacto social que respondam às necessidades atuais do mercado de trabalho em constante mutação. Apoia os jovens e ajuda-os a desenvolver soft-skills através de metodologias diferenciadoras. O seu alcance é principalmente ao nível da comunidade.
No primeiro ano as entidades parceiras do projeto, iniciaram a análise de boas práticas na área do empreendedorismo social jovem em alguns países da EU. A SEA teve a oportunidade de visitar algumas dessas iniciativas na zona de Nápoles, em Setembro de 2015 e de receber alguns dos parceiros para visitarem as entidades selecionadas em Portugal, em Dezembro de 2015. Foi ainda realizado um questionário a jovens empreendedores dos países participantes para melhor compreender as suas necessidades, motivações, situação atual e perspetivas futuras, tendo participado neste questionário, mais de 60 jovens empreendedores portugueses. Em 2016, foi terminado todo o processo de análise de boas práticas e elaborado o relatório e o toolkit.
A SEA foi a entidade parceira responsável pelo desenvolvimento do branding do projeto, nomeadamente a construção do logotipo e do estacionário, a ser usado por todos os parceiros a nível internacional, bem como pela organização da conferência final para a disseminação das conclusões e lançamento do relatório final.
Conferência Final do projeto Elyse – European Learning for Youth in Social Enterpreneurship, foi realizada nos dias 11 e 12 de Julho de 2016, no Fórum Picoas.
Uma excelente oportunidade para partilhar as recomendações, as boas práticas e as melhores maneiras de inspirar, educar e apoiar jovens empreendedores sociais. Os mais de 100 participantes tiveram ainda a oportunidade de reunir com os principais stakeholders do projeto, realizar networking e participar num jantar temático do projeto Chef Africa. Finalizamos a conferência com uma visita guiada para os participantes internacionais, ao Fab Lab Lisboa e ao Centro de Inovação da Mouraria (CIM).
Decorreram ainda 8 workshops dinamizado em português e em inglês abordando diversas temáticas:
Everyone is a Change Maker Ashoka (UK & Spain)
A Mente é o Palco a Criatividade, ID Training (Portugal) Technology for social good Babele (Roménia)
Get ready for social entrepreneurship, S Ent. Ak. (Germany)
Como posso desenvolver o meu Negócio VDA (Portugal)
Corporate Venturing for Impact, Unltd Spain (Spain)
MakeSense Hold-up, MakeSense (Portugal)
MakeSense Hold-up, MakeSense (Portugal
Neither Fish Nor Fowl, BCAF (Bulgaria)